quinta-feira, 26 de setembro de 2013

7º ano - Gabarito da prova dia 26/09

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DA PROVA em 26-09-13



1) A reforma agrária pode auxiliar na justiça social (distribuição de renda), na redução do êxodo rural e das favelas na cidade, e na diminuição do preço dos alimentos, já que os camponeses no Brasil produzem os alimentos da cesta básica.

2) d) 1-Meio-Norte; 2-Sertão; 3- Agreste; 4-Zona da Mata.


3) e) II, III e IV. 

4) c) Drogas do sertão e borracha --- Minérios, pecuária e Zona Franca de Manaus

5) b) II, região do Agreste, com vegetação de transição.

6) c) 3. (mata de igapó).

Dissertativas:
7) Este espaço é o engenho de açúcar, composto pela casa-grande (moradia do senhor e sua família de ricos escravistas, monocultores), a senzala (moradia dos escravos) e o engenho de açúcar (zona de trabalho dos escravos e capatazes ou feitores). 
Este espaço marcou a cultura brasileira profundamente, pois o senhor tinha comando completo sobre a vida de seus subordinados, inclusive cometendo violências e intromissões condenáveis (tortura, estupros etc.). Assim, a falta de direitos e de cidadania, a falta de distância entre o Eu e o Outro, o público e o privado, permanece até hoje. 

8) O Nordeste tem mudado profundamente nas últimas duas décadas, devido aos incentivos políticos ao desenvolvimento. Principalmente nos setores industriais (refinaria de petróleo no polo de Camaçari, novas usinas de açúcar na zona da mata, turismo, indústria têxtil, calçados, babaçú, frutas tropicais e uvas no sertão etc.). 

9) Exemplo: Sertão - relevo: depressão sertaneja, caatinga, clima semi-árido, pecuária extensiva, algodão, artesanato, indústria têxtil. 

10) a) Os militares tinham a política de integrar a Amazônia através dos transportes e comunicações novas, projetos de colonização, para não entregar a Floresta para os países estrangeiros (vizinhos) etc. e também para combater a possibilidade de províncias socialistas rebeldes (caso da guerrilha do Araguaia). 

b) Na Amazônia, seringueiros chegaram com o boom da borracha no final do século XIX. Eles eram profundamente explorados pelos barões da borracha. 

Os fazendeiros pecuaristas chegaram através dos projetos de colonização agrícola governamentais, ganhando grandes latifúndios sobre terra de índios, seringueiros, populações ribeirinhas etc. Eles não querem a reforma agrária, ao contrário, querem ganhar dinheiro fácil com suas terras valorizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário