segunda-feira, 30 de setembro de 2013

6º, 7º, 8º anos - SEMANA PIAUÍ - Questões da AC (grupo de São Paulo)

Olá, pessoal,

conforme combinado no fim das aulas da segunda-feira, 30-09, a lição de casa para o dia 04/10 (6ª feira) serão as questões: 5, 8, 9, 10, 11 e 12.

O que segue é um roteiro para resolver essas questões.


Questão 5: basta ler o seu livro sobre o Parque da Serra da Capivara para descobrir o que são boqueirões e caldeirões.

Questão 8: leia em anexo, em seu caderno de respostas, o trecho do artigo da NATIONAL GEOGRAPHIC de setembro de 2013, em que os autores explicam por que as teorias do Estreito de Bering e da Polinésia não são as únicas. Explique nesta questão por que seria possível o homem americano ter vindo da África (o que explicaria o caso de Luzia, o esqueleto humano negroide mais antigo do Brasil - 11,5 mil anos) ou mesmo da Europa e da Groelândia. O trecho é o seguinte:


Questão 9: Preencha o quadro, refletindo sobre a nossa diferença entre eles e nós.




Características

Povos pré-históricos

Sociedade moderna


Objetivo social predominante

Viver

Ou trabalhar para viver.




Viver.

Ou viver para trabalhar.

Trabalhar para acumular

(dinheiro e poder).


Técnicas utilizadas

Rudimentares. Exemplos:

 (cite-os, pensando no caso dos caçadores e coletores do livro)




Avançadas. Exemplos:
(cite-os)

Propriedade dos meios de produção

Coletiva





Privada

Ritmo de vida

LENTO -

CÍCLICO - OS DA NATUREZA


 VELOZ
PROGRESSO LINEAR -
RITMOS DO RELÓGIO E DA PRODUTIVIDADE

Formas de ócio ou lazer

Festa, caça, brincadeiras



Gratuito




Indústria da diversão e do entretenimento


Pago

Relação com a natureza


HARMÔNICA –

IDENTIDADE com a natureza


SEMELHANÇA –

IMITAÇÃO 

CULTO RELIGIOSO




SEPARAÇÃO


CONFLITO


DOMINAÇÃO


EXPLORAÇÃO


DESTRUIÇÃO

Vantagens e dificuldades do modo de vida






Resposta pessoal

Resposta pessoal


Questão 10) Preencha o quadro, refletindo sobre a maneira de distinguir cultura humana de natureza e animalidade.



Características

Homem -

Cultura

Animal -

Natureza

Leis e costumes sociais


 Educação e sociedade:

-Leis de exogamia (casamento somente com membros fora da própria família).

-Leis de convívio social e punição da violência – Leis do Estado.

-Costumes tipicamente humanos: roupas e cozinhar alimentos.




-“Regras instintivas”.

-Leis da selva = sobrevivência dos mais aptos.


Linguagem, razão e arte


-Linguagem articulada complexa.

-Cálculo de meios para obter fins.

-Sentido da ordem e da beleza.


-Comunicação por Sinais e Imagens simples


Trabalho


Planejamento e projeto conscientes das atividades





Não há.  Uso instintivo de ferramentas entre macacos.


Relação com a vida e a morte e Espiritualidade


-Consciência da própria morte.

-Enterro dos mortos.

 -Religiosidade: culto às forças espirituais.

àMedo / religação com o Além





Não há.

Questão 11): Para responder, é preciso ver o vídeo a sguir e comentar o que você compreendeu.

Veja o vídeo  do Globo Ciência, com a pesquisadora Niède Guidon. Se possível veja-o inteiro. Mas se não puder nessa semana, veja especialmente os minutos indicados:
a) 0:00 - 14 min (especialmente em 10:00).
b) 17 min até 21:30 min.





Questão 12) Vamos aqui comparar a arte rupestre pré-histórica e a arte moderna, no caso a pintura modernista de um grupo europeu. O grupo CoBrA é um grupo de artistas surgido em Copenhage, Bruxelas e Amterdam, surgido nos anos 1940 até 1970. A sua arte se orientava pelo traço infantil, o olhar distanciado de nossa civilização industrial e pela figuração da animalidade e da natureza em pleno mundo do homem urbano, dito civilizado. Eles tinham o objetivo de revelar o que há de natural, infantil, espontâneo e mesmo selvagem em nós e no mundo, apesar de toda a civilização.  

É só você escolher um dos quadros e fazer uma análise, seguindo os passos:

a) descrição inicial, olhando para cores, formas, desenhos, estrutura do quadro (ligação e simetrias e dessimetrias entre as partes); b) o significado (o que ele diz para você?) e (onde está) a beleza do quadro (ou por que o quadro é belo e expressivo?).


BOM TRABALHO!

QUALQUER DÚVIDA DEIXE-A NAS CAIXAS DE COMENTÁRIOS!



  

5 comentários:

  1. Oi, Sílvia,

    o vídeo inteiro está disponível neste post! Ele tem apenas 27 minutos no total.

    Se quiser achá-lo no YouTube você deve digitar na pesquisa: "Niède Guidon e as origens do homem americano"


    Cláudio

    ResponderExcluir
  2. Claudio,
    não consigo dar exemplos na questão 9, TECNICAS UTILIZADAS
    ASS:NUZZI

    ResponderExcluir

  3. Ana,

    Lanças, pedras, redes, x. Aço, ferro, carros,

    ResponderExcluir