sexta-feira, 15 de março de 2013

7º ano - A evolução da pirâmide etária no Brasil

Como evoluiu a pirâmide de idades no Brasil?


Meninos e meninas do 7º ano, 
Vimos nesta semana que o Brasil tem uma pirâmide etária com uma base cada vez mais estreita e um topo cada vez mais alargado. O que isso significa? 

Fonte: IBGE / 2010 
Muitas coisas, vejamos:

a) a população tem aumentado a sua expectativa de vida. Por isso o topo se alarga. Pesquisem quantos anos é a expectativa de vida.

b) a natalidade e a mortalidade (global e infantil) estão diminuindo, e as crianças e os adultos em geral sobrevivem mais. O que é o resultado da urbanização .) e da melhoria das condições de vida em geral no país após os anos 1990. Vejam o que provoca uma simples melhoria na distribuição de renda (obtida após o Plano Real e os dois governos do presidente Lula) e muitas melhorias de saúde, educação, saneamento, acesso a informações etc.!

c) os investimentos em educação básica e educação universitária, saúde e previdência social (aposentadoria) terão de aumentar bastante nos próximos anos para atender a essa população crescente de adultos e idosos!

Além disso tudo, podemos ver, na parte da direita do gráfico, pelas linhas referentes às mulheres, que há mais mulheres que homens no Brasil. Qual será o motivo dessa predominância? Aguardo vossos comentários a seguir. 

Segundo o Censo 2010, no Brasil há uma relação de 96,0 homens para cada 100 mulheres, ou seja, há um excedente de 3 941 819 mulheres em relação ao número total de homens.

Entretanto, a Região Norte é a única que apresenta em sua composição populacional o número de homens superior ao de mulheres. Esse resultado confirma a tendência histórica de predominância feminina na composição por sexo da população do Brasil: em 2000 eram 96,9 homens para cada 100 mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário