conforme combinado no fim das aulas da segunda-feira, 30-09, a lição de casa para o dia 04/10 (6ª feira) serão as questões: 5, 8, 9, 10, 11 e 12.
O que segue é um roteiro para resolver essas questões.
Questão 5: basta ler o seu livro sobre o Parque da Serra da Capivara para descobrir o que são boqueirões e caldeirões.
Questão 8: leia em anexo, em seu caderno de respostas, o trecho do artigo da NATIONAL GEOGRAPHIC de setembro de 2013, em que os autores explicam por que as teorias do Estreito de Bering e da Polinésia não são as únicas. Explique nesta questão por que seria possível o homem americano ter vindo da África (o que explicaria o caso de Luzia, o esqueleto humano negroide mais antigo do Brasil - 11,5 mil anos) ou mesmo da Europa e da Groelândia. O trecho é o seguinte:
Questão 9: Preencha o quadro, refletindo sobre a nossa diferença entre eles e nós.
Características
|
Povos pré-históricos
|
Sociedade moderna
|
Objetivo social predominante
|
Viver
Ou
trabalhar para viver.
|
Viver.
Ou
viver para trabalhar.
Trabalhar
para acumular
(dinheiro
e poder).
|
Técnicas utilizadas
|
Rudimentares.
Exemplos:
|
Avançadas.
Exemplos:
(cite-os) |
Propriedade dos meios de produção
|
Coletiva
|
Privada
|
Ritmo de vida
|
LENTO
-
CÍCLICO
- OS DA NATUREZA
|
|
Formas de ócio ou lazer
|
Festa,
caça, brincadeiras
Gratuito
|
Indústria
da diversão e do entretenimento
Pago
|
Relação com a natureza
|
HARMÔNICA
–
IDENTIDADE
com a natureza
SEMELHANÇA
–
IMITAÇÃO
CULTO
RELIGIOSO
|
SEPARAÇÃO
CONFLITO
DOMINAÇÃO
EXPLORAÇÃO
DESTRUIÇÃO
|
Vantagens e dificuldades do modo
de vida
|
Resposta
pessoal
|
Resposta
pessoal
|
Questão 10) Preencha o quadro, refletindo sobre a maneira de distinguir cultura humana de natureza e animalidade.
Características
|
Homem -
Cultura
|
Animal -
Natureza
|
Leis e costumes sociais
|
-Leis
de exogamia (casamento somente com membros fora da própria família).
-Leis
de convívio social e punição da violência – Leis do Estado.
-Costumes tipicamente humanos:
roupas e cozinhar alimentos.
|
-“Regras
instintivas”.
-Leis
da selva = sobrevivência dos mais aptos.
|
Linguagem, razão e arte
|
-Linguagem
articulada complexa.
-Cálculo
de meios para obter fins.
-Sentido
da ordem e da beleza.
|
-Comunicação
por Sinais e Imagens simples
|
Trabalho
|
Planejamento
e projeto conscientes das atividades
|
Não
há. Uso instintivo de ferramentas
entre macacos.
|
Relação com a vida e a morte e Espiritualidade
|
-Consciência
da própria morte.
-Enterro
dos mortos.
-Religiosidade: culto às forças
espirituais.
àMedo / religação com o Além
|
Não
há.
|
Questão 11): Para responder, é preciso ver o vídeo a sguir e comentar o que você compreendeu.
Veja o vídeo do Globo Ciência, com a pesquisadora Niède Guidon. Se possível veja-o inteiro. Mas se não puder nessa semana, veja especialmente os minutos indicados:
a) 0:00 - 14 min (especialmente em 10:00).
b) 17 min até 21:30 min.
Questão 12) Vamos aqui comparar a arte rupestre pré-histórica e a arte moderna, no caso a pintura modernista de um grupo europeu. O grupo CoBrA é um grupo de artistas surgido em Copenhage, Bruxelas e Amterdam, surgido nos anos 1940 até 1970. A sua arte se orientava pelo traço infantil, o olhar distanciado de nossa civilização industrial e pela figuração da animalidade e da natureza em pleno mundo do homem urbano, dito civilizado. Eles tinham o objetivo de revelar o que há de natural, infantil, espontâneo e mesmo selvagem em nós e no mundo, apesar de toda a civilização.
É só você escolher um dos quadros e fazer uma análise, seguindo os passos:
a) descrição inicial, olhando para cores, formas, desenhos, estrutura do quadro (ligação e simetrias e dessimetrias entre as partes); b) o significado (o que ele diz para você?) e (onde está) a beleza do quadro (ou por que o quadro é belo e expressivo?).
BOM TRABALHO!
QUALQUER DÚVIDA DEIXE-A NAS CAIXAS DE COMENTÁRIOS!
o vídeo inteiro esta aonde ?
ResponderExcluirSilvia
Oi, Sílvia,
ResponderExcluiro vídeo inteiro está disponível neste post! Ele tem apenas 27 minutos no total.
Se quiser achá-lo no YouTube você deve digitar na pesquisa: "Niède Guidon e as origens do homem americano"
Cláudio
Claudio,
ResponderExcluirnão consigo dar exemplos na questão 9, TECNICAS UTILIZADAS
ASS:NUZZI
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluir
ResponderExcluirAna,
Lanças, pedras, redes, x. Aço, ferro, carros,