A sondagem apontou que precisamos reforçar o estudo de duas questões do 6º ano: o uso de escala de mapas e o reconhecimento dos climas em sua interação com os biomas.
Responda no caderno, os seguintes exercícios (para 20/02):
O documentário "À sombra de um delírio verde", que vimos em aula, retoma a herança dos índios kaiowá, apresentando a dramática luta atual entre o agronegócio (da cana e do etanol) e estes povos milenares. A seguir você tem o link para acessá-lo.
Uma das partes mais interessantes da Geografia do Brasil é pensar qual foi a contribuição de cada povo ou etnia para a construção da nação e do território brasileiros. Infelizmente, o brasileiro em geral costuma esquecer o passado, como se tudo o que existe hoje é apenas resultado das tecnologias mais avançadas do presente.
Você já se perguntou que planetas poderiam ser semelhantes ao nosso no universo? Quais planetas poderíamos um dia habitar, talvez, se por acaso uma viagem interestelar se tornasse possível?
Uma reportagem recente faz uma lista desses planetas. Veja o esquema a seguir e acesse o link da reportagem.
Olá, pessoal do 7º ano, Se aparecesse um marciano em sua sala de aula e te perguntasse como é o seu país, o que você responderia? Em sala, na nossa primeira aula, discutimos quais seriam os aspectos principais da nossa geografia que poderíamos dizer para ajudá-lo a entender o Brasil.
Concluímos que o Brasil poderia ser definido por quatro grandes características. Que características são essas?
Historicamente, com o fim da "guerra fria", alguns dizem que o capitalismo venceu o socialismo no combate entre sistemas. De fato, países socialistas puros hoje são raridade. China, Cuba, Vietnã estão cada vez mais se abrindo aos investimentos capitalistas.
Mas será que podemos considerar "vencedor" um sistema que gera riqueza ao preço do aumento de desigualdades, exclusão de direitos e destruição ambiental? Hoje, as 85 pessoas mais ricas do planeta controlam o equivalente à renda de 3,5 bilhões de pessoas no mundo!